terça-feira, janeiro 09, 2007

 

São Paulo 2007


O primeiro coletivo oficial comandado pelo Muricy ocorreu hoje, e o time do São Paulo começa a se desenhar. O ideal de time na cabeça dele hoje é no 4-4-2: Rogério, Ilsinho, André Dias, Miranda e Júnior; Josué, Souza, Leandro e Hugo; Borges e Aloísio. Assim como mencionei a respeito de uma eventual dupla Soares e Tuta (não deve acontecer), sou sempre contra as formações com dois centro-avantes, quando os dois são figuras de área. Uma dupla com Nilmar e Aloísio, ou Ricardo Oliveira e Aloísio, são todas plenamente aceitáveis. Mas o Borges vai ter que penas pra se desenvolver jogando fora da área. Como vi ele jogar muito pouco, pode ser que ele seja menos preso do que a memória me aponta, mas a priori sou contra essa formação.

Leandro segura a barra muito bem no meio, sua forma de jogar é a mesma do Souza, que ficaria mais preso, como fez nas partidas em que atuou de volante, sempre sendo eficiente. Nesse aspecto, fico tranqüilo. Seria melhor termos um volante, ou outro meia - até porque estariamos enfraquecemento o nosso banco considerávelmente. Lenilson titular é coisa de maluco, sem falar que ele não está apto a jogar nesse momento. Quem sabe se ele evoluir muito durante o ano tenha uma chance, hoje acho suícidio.

Sobre a preferência pelo 4-4-2, eu partilho. O time rendeu demais com o esquema de três zagueiros, mas a coisa ficou viciada, as outras equipes já conheciam bem demais, e no Brasileiro passado foi vital oscilar entre os dois para nos mantermos também na reta final. Agora, acho que é hora de usa-lo pra valer, sem oscilar. Até por uma questão de saúde, porque não vejo o Júnior agüentar aquele ritmo do outro esquema, e assim estaria suportando os jogos com um pouco mais de fôlego. Todavia, Jadilson está esperando a hora de assumir, que pode vir antes do que imaginemos.

André Dias e Miranda é uma bela dupla de zaga, me preocupo mais com o banco, já que sempre tivemos tendência a exagerar nos cartões. Mas isso também era resultado do esquema antigo, onde os zagueiros sempre tinham que cobrir os alas. André está inclusive começando um processo contra seu empresário, o que orquestrou a desastrosa relação com o Goiás na sua saída do clube.

Além de um eventual volante pra substituir Mineiro - Edu não deve vir, confirmou suas raízes e disse que prefere ir para o Corinthians num eventual retorno ao Brasil - o Muricy diz ainda esperar por um atacante, nos moldes de Aloísio e Borges. Isso é no princípio de que se teria eles como titulares, pois Thiago já seria a alternativa. Vale sempre lembrar que Aloísio não costuma passar mais de umas cinco, sete rodadas sem perder alguns jogos por lesão. Aí mais do que caíria bem.

Vamos esperando as resoluções.





<< Home