terça-feira, janeiro 30, 2007

 

Voltando a ativa


Pessoal, mil desculpas pelos sumiços. A partir de agora o blog entrara nos eixos e terá uma programação mais bem definida. Eu ainda estava tateando como cobrir, e acho que cheguei finalmente ao ideal.

Definitivamente o São Paulo não pode e não deve jogar com o Souza de volante. Por incrível que pareça algumas pessoas defendiam que o time estaria ainda melhor nesse formato, o que não acontece, mesmo. Souza perde demais nessa posição, e o time perde demais também com ele nela. Foi tentado trazer o volante Fábio Santos, do Cruzeiro, mas ele preferiu a Europa. O melhor seria Mineiro voltar, o que ainda pode ocorrer, mas acho improvável. Como está NÃO pode ficar. Muricy ainda deve trazer Reasco pro meio para testes, e quem sabe quando Richarlyson voltar ele também tente. Mas nada disso pode ser pra time titular: esses improvisos são para time mixto ou com suspensões, não podem ser a realidade da equipe titular.

Não é só por estar sendo perfeito nos resultados até aqui que o Santos é o melhor time do Paulistão. Luxemburgo está implantando neles um esquema bastante ofensivo, e bem posicionado. Com a chegada de Pedrinho, que aos poucos deve começar a jogar partidas inteiras (enquanto estiver sadio), o time passou a ter dois atacantes de verdade na frente com Pedrinho e Tabata no meio, dois ótimos armadores, inteligentes e com bom passes, e acho que ninguém dúvida que a dupla Zé Roberto e Maldonado embora seja muito ofensiva, marca demais, e ainda têm no Zé uma arma de contra-ataques. É o melhor meio do Brasil, se manter todo mundo sem lesões. Como o ataque tem poucos jogadores que façam a diferença, já que entre Jonas, Tiuí, Fabiano e afins, não dá um matador de verdade - todos eles são do mesmo nível e dependem de uma ou outra noite mais feliz - fica esta situação onde o meio tem que decidir. A defesa não é grande coisa, Adailton vem se mostrando muito bem, afora isto é irregular. O craque do time pertence técnicamente a ela, mas se destaca pelo ataque: Kleber. Merece uma chance na seleção, vem destruindo, pra mim já superou o seu auge no Corinthians, dá passes lindos, sabe quando deve usa-los, precisa apenas de uma cobertura bem feita, embora ele não é de deixar a defesa desprevinida, ataca muito mas sabe que não pode abrir o espaço se não for mesmo se utilizar dele.

E vamos caminhando.





<< Home